Visite nosso Jardim Zen

Para você que deseja refletir, meditar e relaxar a mente, o Jardim Zen no Canto da Floresta Eco Resort é o lugar ideal. “ZEN” vem do sânscrito dhyana e remete ao estado de concentração devido à prática meditativa. Criado há mais de dois milênios, o ZEN é, em princípio, uma linhagem do budismo surgida no Oriente, caracterizada pela busca de um estado de iluminação pessoal alcançado pela meditação e reflexão, o satori.

Já o Jardim Zen Japonês surgiu nos templos budistas e se caracteriza não só por sua beleza como também por sua harmonia e serenidade. Eles são criados especialmente para promover a meditação e a contemplação, por trazerem muita paz e uma forte conexão espiritual.

Elementos do Jardim Zen

Cada um dos elementos tem sua função no Jardim Zen, conheça o significado de cada um deles.

O lago e as carpas

No jardim japonês, a água sempre está presente por simbolizar o ciclo da vida. No lago do Canto da Floresta Eco Resort, vivem as carpas, que são um símbolo da fertilidade, prosperidade e persistência, já que possui a habilidade de nadar contra a correnteza. Além de adicionar movimento ao jardim.

A queda d’água do Jardim Zen

Possui o papel de oxigenar a água e significa a continuidade da vida. E como a vida, ela segue um ciclo representado pela intensidade da água, desde as ondas ao simples som da água correndo.Jardim Zen do Canto da Floresta Eco Resort

No Jardim Zen, cada um dos elementos possui um significado.

As pedras da cascata

No Jardim Japonês, as pedras simbolizam resistência. A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a na horizontal, a figura da mãe. Das pedras, brota a água. As outras pedras, simbolizam os descendentes, e são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação.

A lanterna

Originalmente utilizada para iluminar o caminho, a lanterna é considerada a luz do conhecimento. No Jardim Japonês, a lanterna é o elemento que ilumina a mente de quem caminha pelo jardim e que conduz à concentração.

Sendo assim, os pontos de luz são cuidadosamente distribuídos a fim de não ofuscarem a visão. Ainda, a lanterna de pedra consiste em cinco partes que representam os cinco elementos budistas: terra, água, fogo, ar e espírito.

O bambu e os adornos

No Jardim Zen, os galhos do bambu são amarrados para direcionar o crescimento, de modo a se curvar ao lago, em sinal de reverência e respeito. Essa flexibilidade do bambu refere-se à capacidade de adaptação e mudança, além da necessidade de ceder a situações ou condições externas, segundo a ideia taoísta.Sino dos Ventos do Jardim Zen do Canto da Floresta Eco Resort

Os sinos de vento trazem o som da natureza e a felicidade.

As plantas

Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das formas mais elevadas de arte, por expressar a essência da natureza em um limitado espaço. Dentro desse contexto, as árvores e arbustos representam o silêncio e a eternidade.

O Caminho do Jardim Zen

O caminho dentro do jardim representa a evolução para um nível superior, em direção ao amadurecimento e autoconhecimento. Além disso, desenhar na areia reflete tranquilidade, paz e harmonia.

Confira todas as nossas vivências

O Canto da Floresta Eco Resort possui uma diversidade de vivências e experiências que irão te conduzir a recarregar as energias durante a sua estada. Clique aqui e conheça todas as nossas opções místicas.

Abrir Whats
Precisa de Ajuda?